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BMW 130i – Parte 2: Inspeção mecânica, laudos e chegada para estética

Depois da longa etapa de seleção dos carros, e a definição que o melhor carro para seu uso diário seria a 130i Motorsport seguimos para 3 importantes etapas que devem ser realizadas antes do pagamento do carro, caso contrário a conta poderá sair muito mais cara ou até mesmo inviabilizar o uso do carro já comprado, exigindo medidas jurídicas e mais dinheiro…

Primeira etapa: Verificação mecânica e sistêmica:
Combinei com o dono do carro de levarmos em uma oficina de minha confiança para esta checagem, já agendado com a oficina para o primeiro horário em uma segunda-feira, por experiência própria, este é o tipo de serviço que eu nunca agendo para sextas-feiras e muito menos sábado pois respeito a lenda de que estes não são dias de mexer em carro!
Fomos na Oficina Bavaria que fica na Vila Madalena e há mais de 40 anos trabalha somente com a merca BMW, hoje o Gabriel, neto do Sr. Tico é 100% dedicado à oficina e muitas vezes sabe o problema relatado só pelo modelo do carro e a recorrência. Iniciamos com uma análise sistêmica para identificar se o carro apresentava algum erro, o que é muito comum em carros blindados que marcam erros como as máquinas de vidro traseiras que não estão mais em uso ou mesmo erros em função de combustíveis de má qualidade e manutenção tardia do carro. Para nossa surpresa o computador não acusou nenhum erro e todas as manutenções e revisões estavam em dia com o indicado no iDrive.

Então iniciamos a verificação mecânica pela parte superior do capô, níveis de óleos e lubrificantes, mangueiras, correias, esticadores, integridade da carroceria, conexões elétricas…
Com o carro levantado pudemos ver pastilhas, suspensão, aferir possíveis folgas de suspensão, protetor de cárter, cárter, nível de óleo do cambio e pureza, entre outros aspectos.
Com esta inspeção realizada o veredito foi positivo com os seguintes itens para troca:

  • Amortecedores traseiros com batentes superiores
  • Pastilhas traseiras e sensores
  • Juntas da tampa de válvulas por onde suava um pouco de óleo
  • O’ring do reservatório de óleo da direção
  • Buzina que tinha somente o agudo funcionando
  • Troca de óleo e filtro

Aprovada a parte mecânica e o orçamento, partimos para:

Segunda etapa: Laudos para transferência do veículo (hoje obrigatório para qualquer veículo) aonde é verificado o Chassi do carro, Chassi do motor, documentação, funcionamento das lâmpadas e mais alguns itens permitindo a transferência caso aprovado.
Também solicitei por recomendação do meu amigo Cadu Malieri da 4 Blindagem um laudo cautelar que faz a inspeção de carroceria, longarinas, pontas de eixo e estrutura, garantindo que o carro nunca foi batido, alterado, tem ou teve alguma restrição de qualquer natureza assim também aproveitamos para fazer uma inspeção na blindagem.

Terceira etapa: Entre em contato com o seu corretor de seguros para ter certeza que este carro ainda é aceito por alguma empresa de credibilidade no mercado, que o valor está dentro do que pode pagar e que não haverá nenhuma restrição. Novamente, em se tratando de blindado e principalmente com mais de 5 anos poucas seguradoras aceitam mas é possível fazer, vai depender também do seu perfil e pontuação. No nosso caso, transferimos o seguro do Smart que ainda estava ativo no Porto e pagamos somente o adicional com valor total muito interessante.

Tudo aprovado! É o momento de negociar com o vendedor. Nesta hora recomendo ser o mais justo possível, falando sobre o que realmente é necessário fazer no carro para sua segurança e também o que cobre a garantia de venda para motor e câmbio. Não tente negociar falando que você ainda vai polir o carro, ou colocar Led, ou qualquer acessório, o vendedor não tem nenhuma obrigação de dar desconto por isso e sim pelo estado do carro e realidade de mercado. A boa e velha lei da oferta e da procura.

Negócio fechado, agora já posso arrancar o insulfilm e agendar os tratamentos estéticos pois o objetivo é entregar o carro pronto para o uso da minha mulher. O que infelizmente diminui as minhas desculpas para poder usar o carro no dia a dia…

No próximo capítulo, veja o antes e depois estético e vistoria de seguro da BMW 130i Motorsport.

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